_mobileland










Esta campanha é de 2001, antes ainda das Torres Gêmeas caírem por terra e a Maxitel se chamar TIM no Brasil. Foi produzida pela Quem? Eu.Cinema Digital - uma produtora fantástica da qual tive o prazer de participar (ao lado de Marcelo Machado, Paula Moraes, José Negrini, George Queiroz, Carol Dantas, Fernando Carvalho e outros bacanas). Muitos elementos de linguagem denunciam a idade destes filmes - fora que foram rodados em 35mm, 16mm e Super8. O humor estava impregnado em sua própria realização (jeito elegante de dizer que a gente se divertiu à beça para fazer). Gosto muito deles por isso.

︎







O filme "Revolución" foi o lançamento. Aqui está ele:




E aqui abaixo o inesquecível (para mim pelo menos) "Jantar". Nele, eu quis recriar o clima dos sitcom's daqueles antigos nos estúdios (tipo o clássiquérrimo "I love lucy" - ok, poucos vão lembrar do que se trata), com claque de risadas, microfones aparecendo, mesma altura de câmeras, o acting a la stage...




O processo de desenvolvimento foi rico - isso para não dizer bizarro, com brainstorms que eram hilários. George Queiroz foi um dos que mergulharam comigo nisso - é dele a criação de várias das montagens visuais. A fotografia de toda a série é do Raul Pedreira (que faz figuração lendo o jornal no "Revolución") e a direção de arte do Max Pouchon. Juntos, nós três e mais o João Flores (na época assistente de direção) e o Fernando Carvalho (maxiprodutor - ele mesmo, que depois foi Fat Bastards) formamos a banda The Vibracalls na concepção do George. A criação dos "figurinos-celulares" era do Fernando Sommer. Essa linha de comunicação se desdobrou em quase uma dezena de filmes desenvolvidos por duas agências (a RC Propaganda, de Belo Horizonte, com a parte institucional e multiplanos, e a Publivendas, com o segmento varejo). Alguns deles eu consegui reunir aqui neste link: _mobileland 2002 vintage. Dê uma passeada abaixo pelos estudos, boards e desenhos que eu fizemos na época (lembre-se, era o início do século ;-):




meus rabiscos para um shooting board:





e os croquis que eu fiz para definir atitudes e personagens:






Aqui, frames de alguns dos filmes produzidos (série varejo, 2002, agência Publivendas / direção de arte: Max Pouchon)
[assista esses filmes clicando aqui ]







"...quer dizer que longe de casa você não funciona?..."





O estudos de pop art do George Queiroz (!!!) :



Alguns filmes da série institucional (agência RC Propaganda):














A Aline Coelho, uma atriz muito querida que participou desta campanha, mandou esse link do Youtube para um dos filmes que eu julgava perdido (um dos melhores roteiros desta Mobileland cheia de celulares e features dinossáuricos):







︎


© 2018 rogeriovelloso + calma creative hub