Retrovão/Rethunder




O Sertão é um pouco isso para mim: um claro-escuro denso na alma debaixo de um sol escaldante. Em 2006, o resultado de uma viagem que fiz com minha filha (então com 10 anos de idade) foi uma instalação inspirada no universo de Guimarães Rosa e o "Grande Sertão: Veredas" - um projeto realizado a convite da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e montado em uma sala especial na Grande Galeria do Palácio das Artes em Belo Horizonte. Nesta página, apresento o que estava no canal principal de vídeo, em uma projeção refletida num enorme espelho numa sala escura. Dei-lhe o nome de "Retrovão" como se, ao passar novamente pelas veredas, escutasse o eco de uma tempestade que há muito deixou de existir. Ou se transformou em algo muito mais profundo e indecifrável.




Conjunto de video-instalações em sala especialmente construída na Grande Galeria do Palácio das Artes, Belo Horizonte / 2006
Inspirada no universo do "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa, era parte da mostra Rosa no Redemoinho, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura na gestão de Eleonora Santa Rosa.

︎  role a página para conhecê-las ︎

















© 2018 rogeriovelloso + calma creative hub